segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Composição do RFID

Antena

A antena emite um sinal de rádio ativando o RF Tag, realizando a leitura ou escrevendo algo. Na verdade a antena servirá como o meio capaz de fazer o RF Tag trocar ou enviar as informações ao leitor. As antenas são fabricadas em diversos tamanhos e formatos, possuindo configurações e características distintas, cada uma para um tipo de aplicação. Quando a antena, o transceiver e o decodificador estão no mesmo invólucro recebem o nome de “leitor”.


Tranceiver e leitor

Dependendo da potência e da freqüência utilizada, o leitor (através do transceiver) emite freqüências de rádio em diversos sentidos desde centímetros até alguns metros.

É bastante semelhante com o leitor de código de barras em relação a sua funcionalidade, porém não precisa de um campo visual podendo fazer a leitura através de materias como madeira, plástico, cimento e etc.



O Transponder ou RF Tag

Os Transponders (ou RF Tags) estão disponíveis em diversos formatos, tais como cartões, pastilhas, argolas e podem ser encapsulados com materiais como o plástico, vidro, epóxi, etc. Os Tags podem ser Ativos ou Passivos:

Ativos: São alimentados por uma bateria interna e tipicamente são de escrita e leitura, ou seja, pode ser atribuída (re-escrita ou modificada) uma nova informação ao RF Tag. O custo dos RF Tags ativos são maiore

s que o RF Tag passivos, além de possuírem uma vida útil limitada de no máximo 10 anos.

Passivos: Operam sem bateria, sua alimentação é

fornecida pelo próprio leitor através das ondas eletromagnéticas. Os Tags passivos são mais baratos que os ativos e possuem teoricamente uma vida útil ilimitada. Os tags passivos geralmente são do tipo só leitura (read-only), usados para curtas distâncias e requerem um leitor mais completo (com maior potência).



Nenhum comentário: