segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Aplicações

A tecnologia do RFID vem sendo aplicada em vários setores como os supermercados, que visam agilizar o atendimento nos caixas; nos estoques, para controlar os fluxos de entrada e saída dos produtos, rastreando desde a fabricação até o ponto final de distribuição, além de controlar a produção de acordo com a necessidade; na localização de pessoas, através de pulseiras com o microchip. O potencial de aplicação de sistemas RFID é enorme, tanto no setor da indústria, comercio e serviço onde hajam dados a serem coletados.

As principais áreas de aplicação dos sistemas RFID que atualmente podem ser identificadas são:

  • Transporte e logística
  • Fabricação e processamento
  • Segurança

Uma outra faixa enorme de aplicações está sendo desenvolvida como uso de sistemas de RFID, a saber:

  • Marcação de animal
  • Acompanhamento postal
  • Bagagem de aviões
  • Controle de acesso a veículos
  • Gerenciamento de catracas de estradas
  • Coleta de dados de medições de consumo de energia

O desenvolvimento de novos produtos de RFID, a regulamentação e a redução de custos têm provocado o crescimento de novas aplicações em áreas até então ainda não exploradas.

Aplicações Automotivas

Os dispositivos antifurto para veículos, baseados na tecnologia da radiofreqüência, desenvolvidos em 1993 trouxeram para a indústria automobilística o imobilizador eletrônico, um chip somente de leitura que é empregado como chaveiro, ou inserido na parte plástica da chave do veículo.

Nos veículos em que o chip é instalado, quando o motorista coloca a chave no contato, um micro leitor recebe o código encriptado do chip e a partida só é liberada após a confirmação deste código.

O imobilizador eletrônico permite à indústria automobilística armazenar junto ao código do chip dados sobre quando cada chave foi feita e quantas chaves foram acrescentadas ao sistema. A adição de novas chaves só pode ser realizada com a disponibilização do veículo pelo proprietário, diminuindo o risco para a indústria de seguros.

Aplicação na Saúde

Já é uma realidade o implante da RFID em seres humanos. As microplaquetas de computador, que são do tamanho de um grão do arroz, são projetadas para serem injetadas no tecido do braço. Usando um leitor especial, os médicos e a equipe de funcionários do hospital podem buscar a informação das micro plaquetas, tais como a identidade do paciente, seu tipo do sangue e os detalhes de sua condição, a fim de apressar o tratamento.

Os dispositivos estão sendo aplicados nos pacientes que sofrem da doença de Alzheimer, do diabetes, de doenças cardiovasculares e outras que requerem o tratamento complexo.

Os dados médicos não são armazenados nos dispositivos. As informações são armazenadas em uma base de dados que liga os números de série originais das micro plaquetas com os dados pacientes.

No caso de uma emergência, o chip pode salvar vidas, já que acaba com a necessidade de testes de grupo sangüíneo, alergias ou doenças crônicas, além de fornecer o histórico de medicamentos do paciente. Com isso obtém-se maior agilidade na busca de informações sem a necessidade de localização dos prontuários médicos.

Certificação de Encomendas e Documentos

A tecnologia desenvolvida permite o monitoramento remoto de encomendas e correspondências corporativas, oferecendo maior agilidade e segurança à administração tanto dos fabricantes como das empresas de entrega expressa. A etiqueta padrão é integrada a uma smart label, ou etiqueta inteligente com número serial único, na qual são programadas informações como remetente e receptor, destino final e código de barras. A tecnologia atualiza as etiquetas em trânsito permitindo o redirecionamento das encomendas ou correspondências e os pacotes múltiplos são lidos em alta velocidade, acelerando o processo de distribuição com total confiabilidade. No caso de documentos, os arquivos podem conter parâmetros como data de vencimento, movimentação permitida e pessoas autorizadas a terem acesso aos mesmos. Com estas informações o banco de dados pode construir uma auditoria de manipulação de cada documento que passa a ser facilmente localizado pelos funcionários.

Controle de Acesso de Veículos

Para condomínios residenciais, foram desenvolvidas tags encapsuladas em forma de bastão ou disco com ventosa que são aplicadas ao pára-brisa. Quando o carro se aproxima, o código do chip é enviado a uma antena leitora que abre a garagem.

Nos estacionamentos comerciais esta tecnologia é a mais adequada por reduzir custos operacionais, ter baixo custo, eliminar congestionamentos, permitir o monitoramento do tráfego, da capacidade de atendimento e do tempo de ocupação, além de oferecer informações específicas de cada veículo.

Nenhum comentário: