quarta-feira, 28 de março de 2007

Funcionamento de um sistema RFID

As Etiquetas Inteligentes são capazes de armazenar dados enviados por transmissores. Elas respondem a sinais de rádio de um transmissor e enviam de volta informações quanto a sua localização e identificação.

O microchip envia sinais para as antenas, que capturam os dados e os retransmitem para leitoras especiais, passando em seguida por uma filtragem de informações, comunicando-se com os diferentes sistemas da empresa, tais como sistema de gestão, sistema de relacionamentos com clientes, sistemas de suprimentos, sistema de identificação eletrônica de animais, entre outros. Esses sistemas conseguem localizar em tempo real os estoques e mercadorias, as informações de preço, o prazo de validade, o lote, enfim, uma gama de informações que diminuem o processamento dos dados sobre os produtos quando encontrados na linha de produção.

A figura explica o diagrama esquemático básico de todos os sistemas de RFID.


Esquema do Sistema Básico de RFID
Fonte: http://www.hightechaid.com/tech/rfid/rfid_technology.htm


O RF Tag ou transponder responde a um sinal do interrogator (reader/writer/antena) que emite por sua vez um sinal ao computador. Sistemas RFID basicamente consistem em três componentes : Antena, Transceiver (com decodificador) e um Transponder (normalmente chamado de RF Tag), este último é composto por uma antena e um chip eletronicamente programado com uma determinada informação.


Um comentário:

Unknown disse...

SRS, ESTOU BUSCANDO INFORMAÇÕES DE COMO ELEVAR O RAIO DE AÇÃO DE UM SISTEMA RFID.
Estou cursando engenharia elétrica, 3º período, vocês poderiam auxiliar-me?
MEU E-MAIL É: helygalvaojr@gmail.com

Agradeço, desde já a ajuda!