sexta-feira, 30 de março de 2007

Exemplos de sistemas que utilizam a tecnologia RFID

Sistemas que utilizam a tecnologia RFID, assim como o Miron Logistikos - Sistema de Controle Logístico.

1. Hospitais

– Jacobi Medical Center (NY – EUA);
– controle de medicamentos;
– permite aos funcionários dedicar mais tempo no atendimento aos pacientes;
– Outros exemplos: controlar cadeia de suprimentos, cadeiras de rodas, alimentação, etc.

2. Governos – Alemanha

– colocar o sistema em seu novo passaporte (01/11/2005);
– O passaporte será válido por 10 anos e a etiqueta conterá a foto do dono do passaporte e as impressões digitais de seus dedos indicadores esquerdo e direito.

3. Unisys Corp and SupplyScape Corp

– remédios dentro cadeia de suprimentos;
– busca em especial rastrear o produto Oxycontin, um narcótico com grandes efeitos analgésicos, que pode causar dependência (julho 2005);
– esse remédio tem se tornado alvo de muitos viciados, os quais buscam obter receitas falsas.

4. Wall-mart e Levi's

– buscam utilizar a tecnologia no sentido de controlar melhor o estoque;

5. Gillette

– verificar os resultados de suas políticas de marketing e se as datas de entrega estão condizendo com o que foi planejamento;

6. Pesquisas IBM sobre soluções RFID indicam que

– A produtividade em centros de distribuição pode aumentar de 10 a 20%;
– A exatidão de inventário e de entrega alcança 100%;
– A produtividade de lojas de varejo pode aumentar aproximadamente 5% ;
– Na maioria dos casos, esse trabalho pode ser realocado para atividades voltadas para clientes.

quarta-feira, 28 de março de 2007

Funcionamento de um sistema RFID

As Etiquetas Inteligentes são capazes de armazenar dados enviados por transmissores. Elas respondem a sinais de rádio de um transmissor e enviam de volta informações quanto a sua localização e identificação.

O microchip envia sinais para as antenas, que capturam os dados e os retransmitem para leitoras especiais, passando em seguida por uma filtragem de informações, comunicando-se com os diferentes sistemas da empresa, tais como sistema de gestão, sistema de relacionamentos com clientes, sistemas de suprimentos, sistema de identificação eletrônica de animais, entre outros. Esses sistemas conseguem localizar em tempo real os estoques e mercadorias, as informações de preço, o prazo de validade, o lote, enfim, uma gama de informações que diminuem o processamento dos dados sobre os produtos quando encontrados na linha de produção.

A figura explica o diagrama esquemático básico de todos os sistemas de RFID.


Esquema do Sistema Básico de RFID
Fonte: http://www.hightechaid.com/tech/rfid/rfid_technology.htm


O RF Tag ou transponder responde a um sinal do interrogator (reader/writer/antena) que emite por sua vez um sinal ao computador. Sistemas RFID basicamente consistem em três componentes : Antena, Transceiver (com decodificador) e um Transponder (normalmente chamado de RF Tag), este último é composto por uma antena e um chip eletronicamente programado com uma determinada informação.


O RFID

RFID (Radio Frequency Indentification), ou Identificação por Radiofreqüência, é uma tecnologia sem fio (wireless) destinada à coleta de dados. Tal qual o código de barras, o RFID faz parte do grupo de tecnologias de Identificação e Captura de Dados Automáticos. Seu surgimento remonta há várias décadas, mas o crescimento massivo de seu uso vem se percebendo nos últimos anos, em especial pelam redução do custo de seus componentes.

A necessidade de captura das informações de produtos que estivessem em movimento incentivou a utilização da radiofreqüência em processos produtivos. Juntou-se a isso a necessidade de utilização em ambientes insalubres e em processos que impediam o uso de código de barras. Essa tecnologia facilita o controle do fluxo de produtos por toda a cadeia de suprimentos de uma empresa, permitindo o seu rastreamento desde a fabricação até o ponto final da distribuição.

Esta tecnologia desencadeia uma revolução que no futuro será a base para uma nova realidade na identificação de produtos, com impacto direto nos processos logísticos de toda a cadeia de abastecimento, seja na fabricação, no controle de estoque ou na compra e venda destes. Com esta tecnologia, a transmissão das informações de cada produto é feita por antenas e etiquetas de radiofreqüência.

A identificação por radio freqüência ou RFID, é um termo genérico para as tecnologias que usam as ondas de rádio para identificar automaticamente pessoas ou objetos. Daí diversos métodos da identificação, mas o mais comum é armazenar um número de série que identifique uma pessoa ou um objeto, ou outra informação, em um microchip. Tal tecnologia permite a captura automática de dados, para identificação de objetos com dispositivos eletrônicos, conhecidos como RF tag ou transponder que emitem sinais de radiofreqüência para leitores ou antenas, que captam estas informações.

A RFID não é simplesmente um substituto do código de barras, é uma tecnologia de transformação que pode ajudar a reduzir desperdício, limitar roubos, gerir inventários, simplificar a logística e até aumentar a produtividade.


quarta-feira, 14 de março de 2007

O Miron Logistikos

Trata-se de um sistema de controle logístico, utilizando a tecnologia emergente do RFID, visando trazer agilidade e praticidade no recebimento, armazenamento e envio de mercadorias. Disponibilizando para seus clientes em tempo real informações sobre o seu produto.

A Origem do Nome

Ao buscarmos um nome para o nosso sistema, procurávamos por um nome forte com personalidade, algo diferente do que vemos hoje em dia nos sistemas existentes.

Foi então, que descobrimos "Miron", famoso escultor grego da antiguidade, conhecido por seu incrível controle com as mãos. Já que Miron é o nome de um grego, decidimos traduzir logística para o grego virando então "Logistikos". Miron representa controle e Logistikos quer dizer logística.

Foi assim que criamos o Miron Logistikos - Sistema de Controle Logístico